A ARTE EM BENEFICIO DO CORPO E DA MENTE
Autor: ELAINE FERREIRA DE SOUZA
Jardim-MS
Co-autor(es): Cleide Maria Weis
Kelly de Melo Nogueira
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental 5º ano | Artes | circense |
Dados da Aula:
Qual é a origem do circo.
O que é arte circense.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
É uma forma de incentivar a prática do exercício físico e da atividade cultural a partir do ensino de técnicas da arte circense para crianças e adolescentes. Complementar o processo da educação escolar, o que neste aspecto as práticas artísticas estimulam na socialização, no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado de outras técnicas específicas. Desenvolvimento físico – flexibilidade, equilíbrio, força muscular, exercícios aeróbicos e anaeróbicos.
Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que as aula sejam ministradas aos aluno que possam vir a produzir os variados estilos de artes, inserido assim a arte no processo de ensino pois a arte muda a concepção e visão de tudo a sua volta compreendendo e interpretando com clareza.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Os alunos participaram de um seminário sobre a origem do circo e algumas modalidades circense.
Momento 2
Conversa a respeito da aula .
O professor indagará aos alunos:
§ Vocês já foram ao circo?
§ Como foi a visita de vocês ao circo?
§ Aconteceu algo em especial quando vocês foram ao circo?
Momento 3
Em seguida, os alunos serão convidados a assistir uma breve demonstração de uma das artes aprendidas na aula do dia.
Momento 4
Após os depoimentos convidará os alunos a formarem grupos de três ou quatro alunos para escreverem uma história, em forma de carta, imaginando um dia da turma no circo.
Para tanto, o professor anotará as idéias dos alunos e que e serão escolhidas palavras para serem substituídas por desenhos. Os desenhos deveram ser colocados em cartolinas e exposto em um local visível a todos da escola.
Sugestões:
Utilizando se da aula o professor poderá fazer uma seleção de alunos com algum talento circense e apresentar no horário do recreio pra aproveitar melhor o tempo vago. Utilizando do trabalho escrito por eles cada aluno poderá representar um personagem circense que compõe a história e o escritor da história poderá representar seu próprio papel.
Recursos Complementares
Apresentar vídeo sobre o tema:
Avaliação
Será avaliado se o aluno foi capaz de recontar oralmente e por escrito a aula.
Ainda será observado se ele foi capaz de escrever uma narrativa com desenvoltura a respeito do tema solicitado e sua atuação na encenação da atividade proposta.
Por fim, será avaliada a sua participação da turma a esta aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário